26 de março de 2023 Por miscminas

Terapia Comunitária Integrativa – Caratinga

Para maiores informações entre em contato conosco:

MISC Minas
(33) 9 9948-9911
(33) 9 9918-5647
miscminas@yahoo.com.br

 

O ponto mais forte da Terapia Comunitária é a capacidade de ajudar as pessoas a transformarem seus sofrimentos, suas dores, em “pérolas”.

Nesse vídeo a terapeuta comunitária Daniela nos fala como isso aconteceu em sua própria vida e como ela agora usa essa “pérola” para ajudar as pessoas em suas rodas de terapia comunitária.

Imagine um grupo social, ou seja, uma comunidade, com seus problemas, e, tendo a possibilidade de se encaminhar às soluções, por si mesma.

Um modo de encaminhamento pode ser através da Terapia Comunitária Integrativa, conduzida pelo Terapeuta Comunitário.

A função do Terapeuta Comunitário pode ser exercida por qualquer pessoa que tenha interesse e desenvolve trabalhos que envolva a comunidade e que promove o encontro mais colaborativo entre os seres humanos.

Dentre os profissionais, se destacam: o educador, o médico, o enfermeiro, o psicólogo, o assistente social, o advogado, o educador físico, o antropólogo, o agente comunitário de saúde, o líder comunitário, o líder religioso, os diversos conselheiros, dentre outros.

A metodologia da Terapia Comunitária Integrativa foi desenvolvida por Adalberto de Paula Barreto, médico que fez doutoramento em Psiquiatria e Antropologia.

O Dr. Adalberto Barreto, criador da metodologia da Terapia Comunitária Integrativa, esteve em Caratinga recentemente.

Veja no vídeo a baixo um trecho de sua palestra onde ele explica o que é o “Trauma” na visão da Terapia Comunitária.

Através de sua função de Professor de Medicina, na Universidade Federal do Ceará, Dr. Adalberto Barreto teve contato com a comunidade de Pirambu, em Fortaleza/CE, e lá encontrou crianças, mulheres e homens vivenciando os diversos problemas cotidianos, como falta de recursos para atender suas necessidades materiais, biológicas e psicológicas e, muitas vezes, sem uma identidade. Problemas para os quais a medicina não tinha respostas e nem remédios.

Segundo Dr. Adalberto Barreto, existe remédio para o corpo, mas não é possível medicar o sofrimento.

Um dos pontos principais da atuação do Terapeuta Comunitário é lidar com os sentimentos das pessoas atendidas.

Nesse vídeo a terapeuta comunitária Iris Maria nos fala um pouco sobre como a Terapia Comunitária atua nesse sentido.

O encontro com os moradores da Comunidade Pirambu rovocou o germe da idéia de iniciar um trabalho em benefício daquelas pessoas. Este trabalho foi se estruturando e passou a ser denominado de Terapia Comunitária Integrativa.

O termo “terapia” é usado com o significado de “acolher, cuidar, ser caloroso, servir, atender”, no sentido de aliviar o sofrimento das pessoas.

O termo “comunidade”, composto de com + um, significa como um, ou seja, agir em conjunto para solução dos problemas que são comuns. Em outras palavras, a terapia que vem da própria comunidade, pois considera que a comunidade tem em comum os problemas e os sofrimentos, mas tem, também, recursos vindos da própria experiência.

A terapeuta comunitária Maria Augusta nos fala um pouco nesse vídeo sobre os recursos que a Terapia Comunitária oferece.

O termo “Integrativo” tem o sentido de revelar o fato de que através dos vínculos sólidos e saudáveis, da confiança gerada do encontro respeitoso, cada ser humano pode contribuir com aquilo que tem, como fruto de sua própria experiência. Por exemplo, para cuidar da saúde é necessário integrar as diversas forças vivas da comunidade – instituições, associações, famílias, indivíduos – cada um contribuindo com os recursos advindos de suas competências e experiências, em beneficio do que é comum.

Na Terapia Comunitária Integrativa a palavra é o remédio. Cada um pode falar com sua linguagem própria, muitas vezes, metafórica e marcada por expressões e termos figurados, e se sentir acolhido na sua integridade e, sendo reconhecido como sujeito histórico e social.

Essa prática nasceu na região Nordeste do Brasil e vem se espalhando por todo o território brasileiro e alguns países da América Latina, Europa e África.

O MISC Minas fez uma parceria há alguns anos com o ChildFund Brasil para levar a Terapia Comunitária para o Vale do Jequitinhonha.

Veja nesse depoimento do assessor dessa instituição como a Terapia Comunitária contribuiu para todos os demais projetos nessa região.

A formação do Terapeuta Comunitário é feita através de um curso presencial com uma carga horária de 260 horas/aula.

O curso é realizado pelos Polos Formadores reconhecidos pela ABRATECOM – Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa, seguindo a ementa do Curso de extensão da Universidade Federal do Ceará.

O MISC Minas – Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais é um dos Polos Formadores em Minas Gerais e que realiza esse curso de formação, dentre outros. Na Região Leste de Minas Gerais essa formação acontece no Espaço de Saber, localizado no Córrego Cabeceira do Macaco, Distrito de Dom Lara, município de Caratinga.

Os benefícios da Terapia Comunitária não são restritos às pessoas atendidas pelos terapeutas.

Veja nesse depoimento do terapeuta comunitário Hernandes como esse curso contribuiu também para a sua vida profissional.

Quem faz o curso também tem vários ganhos para sua própria vida.

Veja esse relato do terapeuta comunitário Geraldo.

Nesse ponto você deve estar se perguntando: “Afinal de contas, o que eu vou aprender nesse curso?”

No vídeo a baixo, a terapeuta comunitária Adriana fala um pouco sobre isso.

Carga horária do curso

Para formação básica em Terapia Comunitária Integrativa:

120 horas aula – Módulos teórico-vivenciais
80 horas aula – Encontros de intervisão
60 horas aula – Estágio prático
Total: 260 horas aula

Coordenação

Marlene Rodrigues Gomes da Silva

(veja a lista completa de facilitadores)

Formação em Terapia Comunitária Integrativa: Certificação reconhecida pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa – ABRATECOM – www.abratecom.org.br

Local de Realização

Espaço de Saber (Caratinga – MG)

Cronograma

Módulos presenciais:
I – 18 a 20/07/2023
II – 20 a 23/07/2023
III – 18 a 21/01/2024
IV – 18 a 21/07/2024

Encontros on-line:
31/08; 28/09; 26/10; 30/11/2023
25/01; 29/02; 28/03; 25/04; 30/05; 27/06/2024.
Os encontros on-line ocorrerão pela plataforma ZOOM.

VAGAS LIMITADAS

Para maiores informações entre em contato conosco:

MISC Minas
(33) 9 9948-9911
(33) 9 9918-5647
miscminas@yahoo.com.br

A psicóloga e terapeuta comunitária Patrícia fala um pouco sobre como o curso prepara o terapeuta para essa atividade.

A Júlia já é Terapeuta Comunitária há alguns anos. Veja no vídeo ao lado como ela atua em sua cidade, Coronel Fabriciano.

Nesse vídeo a psicóloga e terapeuta comunitária Adriana nos conta um pouco sobre seu desafio pessoal para atuar como terapeuta e também sobre as possibilidades da Terapia Comunitária.

 

Para maiores informações entre em contato conosco:

MISC Minas
(33) 9 9948-9911
(33) 9 9918-5647
miscminas@yahoo.com.br