26 de março de 2023 Por miscminas

A Metáfora na Linguagem da Terapia Comunitária

por Marlene Rodrigues Gomes da Silva, Psicóloga e Terapeuta Comunitária | em 02/Maio/2018

Esta pesquisa teve por objetivo investigar se a metáfora era um dos elementos de relevância que provoca mudanças na linguagem interna das pessoas que participam das Rodas de Terapia Comunitária. Primeiro, foi feita uma pesquisa sobre a Terapia Comunitária, destacando a origem e evolução do termo “terapia”, a descrição do protocolo e dos elementos que constituem sua linguagem, bem como a orientação epistemológica e os eixos teóricos. Segundo, segue-se a pesquisa sobre a linguagem e seus usos, aprofundando sobre a conceituação de linguagem interna e a metáfora. Por último, foi feito o estudo sobre a metáfora na linguagem da Terapia Comunitária, onde é descrito o contexto histórico do surgimento desse procedimento terapêutico, a característica de sua linguagem, bem como o resultado da pesquisa, nos textos transcritos das Rodas da Terapia Comunitária, onde foram encontradas metáforas exemplares, analisadas segundo os tipos indicados e as funções. A pesquisa foi qualitativa, utilizando-se do método de estudo de caso, dentro de uma visão estruturalista e transdisciplinar. O levantamento dos dados foi feito através de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas junto aos sujeitos da pesquisa antes e após a realização das Rodas de Terapia Comunitária. A análise dos dados levantados nas entrevistas mostrou mudanças nas respostas, para uma mesma questão, antes e após as Rodas de Terapia Comunitária. Esse fenômeno foi considerado como sendo resultante das mudanças na linguagem interna daqueles que participaram das Rodas de Terapia Comunitária.

A METÁFORA NA LINGUAGEM DA TERAPIA COMUNITÁRIA: ESTUDO DE CASO COM PAIS DE ALUNOS DO 1o CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IPATINGA-MG

Dissertação apresentada ao Centro Universitário de Caratinga, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação e Linguagem, para obtenção do título de Mestre.

Clique para baixar o documento