26 de março de 2023 Por miscminas

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em Minas Gerais

por  Marlene Rodrigues Gomes da Silva, Psicóloga e Terapeuta Comunitária   |   em 02/Maio/2018

 

A TCI

A TCI é um cuidado exercido com alteridade pelos membros de uma comunidade perante os problemas que nela se apresentam, sob a orientação do Terapeuta Comunitário.

Alteridade significa ter a capacidade de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Está contido no termo alteridade o fenômeno de que a existência e razão do eu são dependentes do outro.

Esse modo de cuidado surgiu na região nordeste do Brasil, no Estado do Ceará, cidade de Fortaleza, em uma comunidade denominada Pirambu, no ano de 1987, como resultado da prática do Professor de Medicina Social, da Universidade Federal do Ceará, doutor em Psiquiatria e Antropologia, Adalberto de Paula Barreto. Este faz uso do termo “Terapia” com o significado de “acolher, ser caloroso, servir, atender”, no sentido de alívio do sofrimento das pessoas.

Esse sistema terapêutico permeia os múltiplos aspectos da construção social: econômico, educacional, político, da saúde, e tem como objetivos (BARRETO, 2010, p. 39):

  • Valorizar e reforçar o papel do indivíduo, da família e da rede de suas relações, para que possam descobrir seus valores e suas potencialidades, tornando-se mais autônomos e menos dependentes;
  • Favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenindo e combatendo as situações de exclusão dos indivíduos e das famílias por meio da restauração e fortalecimento dos vínculos sociais e de encaminhamentos sócio-econômico-educacionais;
  • Melhorar a comunicação entre as diferentes formas de saberes: “saber popular”, “saber científico” e “saber político”, bem como entre as pessoas;
  • Intervir nos determinantes sociais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em especial na redução do estresse e das dependências.

O relatório final da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial de 2010 cita, várias vezes, a TCI no seu texto. Numa das citações, diz que se deve: “Ampliar e consolidar a Terapia Comunitária como estratégia de promoção e cuidado em saúde mental na Atenção Básica, capacitando os profissionais da Estratégia de Saúde da Família em conjunto com os profissionais da Saúde Mental, Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar e Comunidade”.

O texto do relatório final da 14a Conferência Nacional de Saúde, de 2011, afirma que se deve: “Reconhecer a Terapia Comunitária Integrativa como Política Pública Prioritária Nacional, em consonância com o relatório final da IV Conferência Nacional de Saúde Mental”.

A TCI em Minas Gerais

Em Minas Gerais, a TCI teve início em 2004, com a primeira formação realizada pelo Polo Formador MISC Minas – Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais, em Ipatinga-MG.

E, diante dos resultados já conseguidos, diversas parcerias foram efetivadas e, dentre elas, destaca-se:

  • Em 2006 por meio do Convênio número 16/2004, firmado entre a SENAD, Universidade Federal do Ceará, MISMEC-CE e diversos municípios, realizou-se a formação de 900 Terapeutas Comunitários em vários estados brasileiros, com ênfase na dependência de álcool e outras drogas. O MISC Minas foi o Polo Formador que realizou o Curso em Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares.
  • Durante os cursos de formação, prevê-se que os alunos façam estágio, sob supervisão, promovendo encontros com membros de comunidades. Foram aplicados questionários, no final de cada encontro, para aqueles membros que participavam pela primeira vez. Dentro do Convênio supra, a amostra incluiu 12.000 participantes entrevistados. O resultado dessa pesquisa revelou que apenas 11,5% das pessoas que responderam os questionários precisaram ser encaminhadas a especialistas. Os 88,5% restantes tiveram seus problemas resolvidos através da TCI.
  • Em 2007, o então Ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão, assinou o Convênio 3363/2007, do Ministério da Saúde com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e a Universidade Federal do Ceará, para a formação de Terapeutas Comunitários para profissionais vinculados ao SUS, resultando na capacitação de 1075 profissionais integrantes da Estratégia de Saúde da Família e a Rede SUS, em 2008. Outros 1030 profissionais receberam a formação, em 2009. O MISC Minas foi o responsável pela formação da turma de 2009/2010 e o Curso foi realizado em Belo Horizonte/MG, para funcionários dessa Prefeitura, bem como de outros municípios da grande BH.
  • Em 2010, foi firmada a parceria com a Cáritas Diocesana de Itabira para a realização do Curso de Formação em TCI, para profissionais dessa instituição e outras instituições parceiras, dos municípios de João Monlevade, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e Bela Vista de Minas, incluindo representantes da Secretaria de Saúde e Assistência Social desses municípios.
    Em 2012/2013, através do Projeto Semear Esperança de Carbonita – PROSESC, foi realizado o Curso de Formação em TCI, para profissionais dessa Instituição e outras instituições parceiras do Childfund Brasil, dos municípios do Alto Jequitinhonha: Araçuai, Capelinha, Carbonita, Comercinho, Datas, Diamantina, Serro, São Gonçalo do Rio das Pedras, Medina, Milho Verde, Minas Novas, Turmalina, Itamarandiba e Veredinha, através do Projeto REDESCOBRIR, financiado pela Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais.
  • Em 2013/2014, treze Associações Sociais Parceiras do Childfund Brasil, Fundo para Crianças, do Médio e Baixo Jequitinhonha reuniram-se para realizar o Curso de Formação em TCI, beneficiando profissionais dessas instituições que atuam nas cidades de Araçuaí, Berilo, Carbonita, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Itaobim, Jequitinhonha, Medina, Padre Paraíso, Virgem da Lapa.
  • Em 2014, através do Instituto GRIASC de Assistência Social e educacional, foi firmada parceria para realizar o Curso de Formação de TCI, para profissionais vinculas às Associações Sociais Parceiras do ChildFund Brasil, da Região de Belo Horizonte.
  • Em 2014, o MISC Minas participou da licitação na modalidade pregão eletrônico, em sessão pública, através do site www.compras.mg.gov.br, para a prestação de serviço na área de atenção aos usuários de álcool e outras drogas, com vistas à realização de Grupos Reflexivos Temáticos e Educativos, destinados ao público do Programa CEAPA – Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas, em cumprimento de pena ou medida alternativa judicial e prestou este serviço entre agosto de 2014 a agosto de 2016, na CEAPA de Gov. Valadares.
  • Em 2015, o MISC Minas foi responsável pela realização do VIII Congresso Brasileiro e V Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa, em Ouro Preto-MG, com o tema: a TCI no enfrentamento da violência, dependência e estresse, atingindo o total de 358 participante.
  • Em 2016, foi realizada nova turma de formação em Terapia Comunitária Integrativa, em parceria com o Polo de Cuidado em Terapia Comunitária Integrativa de Carbonita/MG, para profissionais das cidades de Araçuai, Berilo, Carbonita, Chapada do Norte, Coronel Murta, Diamantina, Francisco Badaró, Itamarandiba, Jequitinhonha, Medina, Minas Nova, São Gonçalo do Rio preto, Turmalina e Veredinha.
  • Também, em 2016, o MISC Minas em parceria com o espaço de saber iniciou a Formação em TCI, em Caratinga. Já foram formados 32 Terapeutas Comunitários. Em 2017, foi formalizada a diretoria da Regional Caratinga e Regional Belo Horizonte e, neste ano de 2018, cada uma dessas regionais mantém seus cursos e a realização de Rodas de TCI para diversas comunidades.

Em quatorze anos de atuação, o MISC Minas realizou quinze turmas de Formação em TCI, tendo formado mais de 550 Terapeutas Comunitários que, de acordo com levantamentos recentes, atuam em 72 municípios do Estado de Minas Gerais.

O MISC Minas realizou, também, a Formação de quatro turmas de Multiplicadores do Programa de Resgate da Auto-estima na Comunidade, também conhecido como Curso “Cuidando do Cuidador”. Esse Curso, de autoria do Dr. Adalberto Barreto, é realizado com a mesma estrutura do Curso de Extensão da Universidade Federal do Ceara.

Atualmente, o MISC Minas mantém sua sede em Ipatinga e, instituiu mais dois espaços de Formação: em Belo Horizonte e em Caratinga-MG, atuando em parceria com os Polos Formadores Misc dos Vales e PROSESC.

Em Caratinga, os trabalhos iniciaram em 2016, com uma turma de formação em TCI. Concluiram o curso 21 profissionais que atuam nas cidades de Caratinga, Conceição de Ipanema, Raul Soares, Ribeirão das Neves, Sacramento, Vermelho Novo, Vespasiano. Foram realizados 191 Encontros ou Rodas de TCI, tendo sido 2.292 atendimentos.

Em 2017 iniciamos a segunda turma que tem previsão de encerramento em junho de 2018. Recebemos alunos das cidades de Caratinga, Carlos Chagas, Governador Valadares, Iapu, Sacramento, Sete Lagoas, Teofilo Otoni e Timóteo. E, estamos em fase de matrícula para a terceira turma.

Em Belo Horizonte, foram realizadas três turmas de Formação em Terapia Comunitária Integrativa, sendo 120 o número de Terapeutas Comunitários formados. Uma nova turma teve inicio em abril de 2018.

Venha fazer parte dessa Roda!