Cuidando do Cuidador
por Marlene Rodrigues Gomes da Silva, Psicóloga e Terapeuta Comunitária | em 02/Maio/2018
Um procedimento com a designação “Cuidando do Cuidador” foi desenvolvido pelo professor Adalberto Barreto, doutor em Psiquiatria e Antropologia, visando criar um espaço onde os profissionais possam refletir sobre uma forma de cuidado consigo mesmo e o impacto que isso pode gerar para sua carreira.
O Curso “Cuidando do Cuidador”, também conhecido com Curso de Formação de Multiplicadores do Programa resgate da Auto-estima na Comunidade, é uma extensão do curso de Medicina Social da Universidade Federal do Ceará e consiste em um conjunto de dinâmicas vivenciais, como metodologias de autoconhecimento, que incluem elementos da cultura, com atividades físicas corporais, relaxamento e visualização criativa.
Dentre os pressupostos destaca-se a busca pelo desenvolvimento da percepção do ser humano como pessoa e como função.
Através das dinâmicas Vivenciais propõem-se uma reflexão sobre os seis pilares da auto estima, segundo Nathaniel Branden, que são os seguintes:
- Viver conscientemente
- Auto-aceitação
- Auto-responsabilidade
- Auto-afirmação
- Intencionalidade
- Integridade pessoal
Além das vivências, nas partilhas em grupo, os participantes têm oportunidade de observar os seus padrões mentais e transgeracionais e perceber suas competências a partir das histórias de vida e descobertas que são partilhadas. Cada um deduz seu diagnóstico, seu tratamento e aprende com o grupo.
Você, profissional que busca uma percepção mais apurada das habilidades pessoais e funcionais, essa é uma oportunidade de gerar outro olhar para dentro de si!
“Cuidar é a arte de promover os valores da vida que transcendem a toda e qualquer limitação humana”